Artigos

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS ARTIGOS

AFINAL O QUE É O STRESS?


"A maior revolução de nossos tempos é a descoberta de que, ao mudar as atitudes internas de suas mentes, os seres humanos podem transformar os aspectos externos de suas vidas." Willian Jones.
Vivemos momentos de mudanças profundas, em que nossas grandes tensões são muito diferentes das de outros tempos. Para o homem das cavernas, por exemplo, stress era se deparar com um animal feroz.
Quando isso acontecia, seus músculos se retesavam, o coração pulsava, a respiração acelerava e seu corpo todo se preparava para lutar ou fugir e, assim, salvar a própria vida. Ele corria, arremessava algo para cima do animal, lutava se fosse preciso, mas no fim sentia o corpo relaxando, a respiração e o batimento cardíaco voltando ao normal. Retornava então ao seu canto, para o descanso merecido. Toda a alteração fisiológica ocorrida em razão da luta ou da fuga se estabilizava, as taxas de hormônios se regularizavam e o homem preservava a saúde.
Já nos dias de hoje a diferença quanto ao tipo de stress é enorme! Imagine-se começando a sua jornada, muitas vezes atrasado(a) por não ter dormido bem, o corpo cansado logo de manhã. A correria para sair de casa, deixar os filhos na escola, pegar o ônibus que já passou ou o carro que está com problemas... Já no seu início, o dia é tumultuado, o tempo voa e você se estressa a todo momento.
Chega ao trabalho e, de cara, toma bronca do chefe por conta do atraso ou porque o seu relatório não ficou bom ou ainda porque devia ter sido encaminhado mais cedo. E quando você pensa em tirar umas férias ‑ depois de dois ou três anos sem saber o que é isso ‑ a empresa baixa a ordem: “Nada de férias nos próximos meses”. Aí você olha para a mesa de trabalho, vê montanhas de documentos, tem vontade de jogá-los para o alto e sair correndo. Mas, ao contrário, se encolhe na cadeira, com os músculos rijos, o estômago espumando, os dentes travados e a pressão arterial subindo. “Parado”, acumulando stress em cima de stress.
O pânico em tomar decisões, o tempo apertado da hora, o congestionamento no trânsito, os desafios diários, os relacionamentos, enfim, essas pequenas tensões do dia-a-dia são muito mais estressantes do que grandes tensões (entre elas, topar com um um animal feroz no meio de uma floresta). Isso porque sobretudo, na maioria das vezes (por exemplo, num engarrafamento), não dá para você sair correndo, nem partir para a luta.
Pesquisas realizadas nos últimos cinco anos pela Academia Americana de Médicos Familiares mostram que dois terços das consultas acontecem em conseqüência do stress. Os remédios mais vendidos são drogas para úlcera e para hipertensão arterial e tranqüilizantes do tipo Valium. Isso nos leva a concluir que a maneira como temos vivido, o estilo de vida adotado por nós, acaba sendo hoje em dia a principal causa do stress.
Para isso, muito contribui a mídia, particularmente a televisão, nos bombardeando o tempo todo com ameaças sobre o desemprego, o veneno embutido nos novos alimentos, os assaltos e assassinatos nas grandes cidades. Não há escapatória sequer para os prazeres mais primordiais. O psiquiatra George Serbon, da Universidade de Nova York, garante com base em pesquisas recentes que uma das maiores fontes de stress são as mudanças significativas nas atitudes da sociedade com relação ao sexo – entre elas, o acesso mais fácil às relações sexuais e os novos papéis sociais dos sexos. (A iniciativa da atividade sexual já não é mais exclusivamente masculina.)
Se antes o stress era uma calamidade eventual, agora ele aparece como uma situação psicológica crônica e inexorável, conforme atesta o dr. Paul Rosch, diretor do Instituto Norte-americano de Stress. Pode-se inclusive afirmar que bom número de pessoas procura o stress a todo momento. Elas preferem a excitação à tranqüilidade, vivem em pistas de alta velocidade, correndo sem controle, são pára-quedistas que abrem o pára-quedas no último instante. Em contrapartida, são empresários que só chegam ao aeroporto segundos antes de o avião partir. Isso tudo nos faz pensar no homem moderno como um viciado na adrenalina que o stress libera. Mas, como todo o vício, esse tem uma conseqüência ruim para o corpo, podendo se transformar em doença.
No entanto, vale a pena lembrar que, bem dosada, a adrenalina no organismo também pode fazer bem. Todos nós precisamos da excitação promovida pela adrenalina, mas para que ela seja positiva, deve ser produzida em doses moderadas. Ao receber uma notícia boa, muito boa, uma pessoa pode também acabar tendo uma parada cardíaca, se lhe falta o equilíbrio. Essas emoções positivas são essenciais à nossa vida, liberam adrenalina, mas, se permanecem desequilibradas, e por muito tempo, podem gerar stress.
O stress é o mal do século. É definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a “epidemia global” que atinge nove em cada dez habitantes do planeta. Ele vai chegando devagar e quando você se dá conta, pode já estar com problemas sérios de saúde, até mesmo em via de uma cirurgia. Isso sem falar nas crises nervosas, em que você se vê em situações limites envolvendo desafios inesperados ou grandes pressões. Em muitos casos, essas crises são passageiras; em outros, tornam-se uma constância, gerando mais stress.
Por outro lado, ser um homem ou uma mulher na sociedade implica controlar-se, ponderar e discutir com moderação, evitar brigas e agressões a todo o custo. Desde muito cedo, a ordem é reprimir nossa agressividade natural e usar a inteligência para defender nossos interesses. Isso cria pressões internas, que pesam ainda mais quando entram em contato com as pressões externas do cotidiano, causando também um desequilíbrio nos hormônios que levam ao stress.
Afinal será que estou sendo eu mesmo(a)?
Será que o stress não pode estar ligado a toda repressão de mim mesmo(a)???
Pense nisso e principalmente olhe para isso, pois o pior do stress é não perceber que está estressado e principalmente não olhar para a causa dele....
Lembre-se você é único(a) e precisa ser você mesmo(a), merece isso!!!!


VIVER ESTRESSADO É UM RISCO

O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, realizou em 2009 um levantamento com executivos que passaram pelo check-up da instituição.
Em um resultado parcial, já foi identificado que 75% dos entrevistados sentem ansiedade e 51%, irritabilidade, dois sintomas associados ao estresse.
Um profissional que se desgasta emocionalmente com frequência corre o risco de desenvolver a síndrome de burnout, uma situação extrema de estresse. Isso tende a desencadear doenças como transtorno de ansiedade ou de humor, que incluem a depressão e a bipolaridade, diz o psiquiatra Carlos Henrique Rodrigues, pesquisador e supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O estresse emocional também prejudica o corpo, aumentando o risco de doenças cardíacas e gastrintestinais. Por isso, é importante manter a mente sã.
Válvulas de escape uma consultora de imagem de 35 anos conta que :
No ano passado, sentiu na pele o que é uma crise de pânico. Agora, além de tomar medicamento leve, controla os fatores que podem gerar uma recaída. Para afastar a ansiedade, eliminou a cafeína e evito ficar muito tempo sem comer. Faz esporte porque a liberação de endorfina reduz o estresse. Faz massagem uma vez por semana. Quando não esta num dia bom, diminui o ritmo de trabalho e do treino. Tenta escutar seu corpo.
caminhar
SINAL VERDE 
DICAS PARA BUSCAR HARMONIA
Ande mais devagar (literalmente).
Nos fins de semana, caminhe com tranquilidade e permita-se reparar em outros elementos a sua volta, seja uma paisagem, seja uma pessoa diferente.
Sempre que possível, evite levar trabalho para casa.
Às vezes, no piloto automático, você faz tarefas em casa que poderiam ser feitas na manhã seguinte, no escritório.
Alimente-se de maneira equilibrada e não abuse de bebidas alcoólicas. Uma cervejinha para "relaxar e dormir melhor" não pode ser um hábito. Você não está atuando na causa do problema. Está fugindo dele.
Quem impõe limites no trabalho é você. Em picos de euforia, não assuma tarefas demais porque a execução delas irá sobrecarregá-lo.
"Comemore cada avanço em direção a uma vida mais saudável
e use isso como estímulo para ir adiante.
Combata a monotonia com programas leves e diferentes".
SINAL VERMELHO
SINTOMAS DE QUE VOCÊ ANDA TENSO DEMAIS
Falha de memória. Isso não é problema de idade. Trata-se de incapacidade de se concentrar.
Desinteresse. Aquele pique para encarar tarefas anda em falta.
Cansaço mental constante. Isso desequilibra a produção dos hormônios (neurotransmissores) ligados ao bem-estar.
Apetite demais ou de menos. Alimentação errada é sinal de ansiedade ou depressão. Sem vitaminas e nutrientes, seu cérebro e seu corpo funcionam mal.
Insônia. Noites maldormidas não permitem que o corpo descanse o necessário para aguentar o ritmo no dia seguinte.
Alteração da libido. Cabeça em ebulição mexe com o prazer sexual, prejudicando o desejo e afetando o desempenho.
Irritabilidade. A desorganização química e as pressões psicológicas vencem o bom humor. A intolerância pode ser muito prejudicial no trabalho.

CINCO FONTES DE TENSÃO NEGATIVA
1- Tempo dedicado quase que exclusivamente ao trabalho, com uso descontrolado do computador. Para que ficar conectado 24 horas?
2- Processos radicais de mudança na empresa, como fusões, desencadeiam receio de adaptação e medo de perda do emprego.
3- Ambientes tóxicos. Se os valores da empresa ou do chefe são questionáveis, a pessoa pode sofrer para aceitar as situações que enfrenta.
4- Insegurança. Pressão e competição fazem com que o profissional tenha dúvidas em relação às suas habilidades para executar a própria função.
5- Teatro organizacional. Manter uma imagem profissional que não combina com seus valores e personalidade drena energia e gera ansiedade.
Fonte - Daniela Hirsch da redação da Você S/A


SÍNDROME DA PRESSA

Essas pessoas questionam o tempo todo se vão dar conta de tudo o que tem para fazer o que gera muita ansiedade . Outra característica, segundo Ana Maria Rossi, psicóloga, PhD, presidente da ISMA, é agitação ao falar, andar e escrever. Tem geralmente intolerância no trânsito e na fila do supermercado.
A tensão constante gerada pode causar dores musculares, cansaço crônico, insônia, Azia, hipertensão e aumento no nível de ansiedade, porta de entrada do estresse, que pode desencadear doenças sérias como infarto, gastrite e úlcera. O pior de tudo isso é que a pessoa não percebe que está agindo assim , incorporando um padrão de comportamento sempre conduzido pela pressa.Nesse padrão, a falta de organização mais sistemática, leva o indivíduo a manter-se acelerado no dia a dia.
Esse comportamento se torna tão automático que o indivíduo já não sabe mais se tem pressa ou não, faz sempre tudo com pressa....
Para desacelerar é preciso querer mudar. Bem não precisa nem dizer que as pessoas que apresentam a síndrome da pressa no trabalho tem seu rendimento prejudicado. Dificuldade de concentração, falta de memória e intolerância com as pessoas que tem ritmo mais lento.
Segundo Christian Barbosa , especialista em gestão do tempo e produtividade, as pessoas que tem a síndrome da pressa, tem dificuldade de prestar a atenção em pequenos detalhes o que pode atrapalhar muito a atividade exercida. Imagine então um líder apressado que apressa seus colaboradores o dia todo, ao final do expediente teremos pessoas extremamente cansadas, irritadas e estressadas. É preciso reconhecer seu próprio ritmo e buscar alternativas para diminuir o estado de alerta constante.
Muito da sensação de excesso de tarefas vem da desorganização da rotina de trabalho. Nesse caso é preciso se perguntar o que estou fazendo com meu tempo?
Muitas pessoas perdem horas do dia com tarefas que não são prioritárias e quando vêem o dia acabou e o que era importante ficou para trás.
É preciso buscar atividades como yoga, meditação, etc que ajudam a desacelerar , bem como aprender um programa de gestão do tempo.
Segundo Christian Barbosa, a primeira coisa que a pessoa que tem síndrome da pressa precisa fazer para reduzir o ritmo é adotar um método que auxilie o planejamento, ou seja a forma como vai organizar suas demandas. Depois é preciso ter ferramentas que ajude como: agenda, caderno, planilha, software, smartphone, etc. A terceira atitude é passar para a ferramenta escolhida as tarefas a serem realizadas.
Tirando essa demanda do seu cérebro é mais fácil encontrar tranqüilidade.
Por fim, basta sincronizar as tarefas. Nessa fase , segundo Christian é possível sistematizar uma rotina, programar períodos maiores com antecedência e trabalhar com a previsibilidade.
É muito importante cuidar da síndrome da pressa, já que não afeta só o rendimento no trabalho, mas também afeta a saúde física e emocional, pois estão sempre ansiosos vivendo o futuro e perdendo sempre de viver pequenas e importantes alegrias do presente. O presente passa e a pessoa está sempre esperando para viver e ser feliz....esse sim é um grande motivo para cuidar e já dessa síndrome. Então, se identificou? Não espere mais procure ajuda e mude seu dia a dia já. Você merece isso!
Dicas:
-Organize tudo que tem para fazer em uma lista diariamente. Pode ser em um papel , agenda ou caderno.Assim conseguirá se planejar.
- Faça a lista considerando 3dias a frente, para poder ter folga e, eventualmente, incluir itens urgentes de última hora.
-Concentre-se em uma atividade. Quem faz muitas coisas ao mesmo tempo, perde 30% do seu rendimento.
- Não interrompa as tarefas. Reserve os intervalos para espaço entre uma coisa e outra.
- Depois do almoço deixe tarefas mais simples, já que perdemos energia e demoramos mais para voltar ao ritmo.

A DECISÃO

A palavra Decisão é constituído por:
  • De (que vem do latim e significa parar, extrair, interromper)
  • Caedere (que significa cindir, cortar).
Sendo assim, literalmente significa “parar e cortar” ou “deixar fluir”.
Ao definir e decidir você iniciará o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis que você poderá e deverá seguir.
Decidir é posicionar-se em relação ao futuro e a tomada de decisão, nada mais é do que a conversão das informações em ação, assim sendo, decidir é escolher entre vários caminhos que levam a determinado resultado.
As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo.
A decisão pode ser tomada a partir de probabilidades, possibilidades e/ou alternativas.
Portanto lembre-se que:
"Para toda ação existe uma reação e, portanto, são nas reações que são baseadas as decisões"



A ACEITAÇÃO



Uma vez percebida a crença, é necessário aceitá-la como uma limitação que você mantém, mas que você é mais do que ela (desidentificação da crença).
Se não houver a aceitação da crença, você tende a reagir a ela, seja no movimento passivo, que é quando a crença é reativa, ou no movimento reativo, quando a crença é passiva. Entendam melhor o Sistema de Crenças e percebam em qual delas suas atitudes mais se encaixam.
CRENÇAS PASSIVASCRENÇAS PROATIVASCRENÇAS REATIVAS
 "Eu não valho nada."
"Eu não consigo fazer nada certo." 
 "Eu sou capaz."
"Eu consigo superar as minhas limitações."
"Eu tenho que mostrar que sou capaz."
"Eu tenho que fazer tudo certo." 
Para que haja aceitação, são necessárias a humildade e a compaixão, 
para aceitar as próprias crenças limitadoras.
Importante, porém, é não confundir aceitação com acomodação, essa última, sim, uma atitude passiva, na qual a pessoa se acomoda com suas imperfeições sem, contudo, fazer nada para transformá-las.
Acomodar-se é uma falsa aceitação das próprias imperfeições, assumindo uma impotência em modificá-las. Essa atitude é inaceitável, pois nos identifica com as limitações.
O que precisamos aceitar é a nossa condição de seres em evolução, com defeitos e qualidades, mas que estamos aqui para transformar, gradativamente, todas as crenças limitadoras geradoras dos sentimentos egóicos negativos.
A aceitação é uma virtude proativa e, por isso, a atitude de aceitação requer humildade para reconhecer a limitação, bem como um movimento de libertação dessa limitação.
Portanto, na aceitação deve estar sempre explicitado este pensamento: "Eu aceito que tenho esta crença X, que está limitando o meu desenvolvimento."
Mas o que eu posso fazer para me libertar dela?
Na próxima semana, falaremos sobre a Reflexão!



REFLEXÃO



A reflexão organiza-se em torno de conjuntos de perguntas ou questões:
  • por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?
  • o que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?
  • Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
  • para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?
  • Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?
Essas três questões podem ser resumidas em:
  • o que é pensar, falar e agir?
  • A reflexão indaga:
  • por quê?,
  • o quê?,
  • para quê?
São essas perguntas que irão dar a resposta às perguntas que fazemos sobre nossas vidas. Após perceber e aceitar que existe a crença limitadora, deve-se refletir e questionar sobre as suas distorções, analisando a sua intenção positiva e direção inadequada.
A reflexão irá proporcionar a identificação das distorções do pensamento e a maneira de ressignificar a crença, tornando-a proativa, e por consequência a eliminação de comportamentos indesejáveis que que nos levam para as situações de Stress na vida e no trabalho.
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.(Charles Chaplin)



A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DE NÓS MESMOS



Esse caminho passa por alguns itens, que são:
  • Percepção
  • Aceitação
  • Reflexão
  • Decisão
  • Ação
Hoje vamos apresentar a você a Percepção e, partindo disso, é que você irá aprender a ressignificar as crenças limitadoras e, assim, a ter uma vida pessoal e profissional mais feliz e plena.
PERCEPÇÃO:
É o primeiro passo no processo de ressignificação, pois, não podemos mudar algo que não percebemos.
Todas nossas crenças são processos automáticos em nossa mente. Pensamos de forma automática, até que nos dispomos a tomar consciência desses pensamentos.
Para tomar consciência das crenças limitadoras automáticas, é preciso aprender a monitorar os nossos padrões verbais, seja na linguagem falada, seja nos diálogos internos, bem como nas imagens mentais que produzimos.
Isso é feito quando você busca a prestar atenção sobre aquilo que você diz de si mesmo, para os outros, e aquilo que você fala para você mesmo, isto é, a conversa mental que você tem com você mesmo, o chamado diálogo interno.
Esse movimento fará com que você reconheça os seus padrões verbais, formadores das crenças. Outra questão importante é prestar atenção nas imagens que se formam em sua mente, quando está externando esses padrões verbais.
Na maioria das vezes, as crenças, devido ao seu automatismo, não são fáceis de perceber. Você pode lançar mão de um método indireto, isto é, buscar percebê-las através das emoções ou comportamentos.
Para isso, utilize o seguinte método: reconheça a emoção negativa, ou o comportamento limitador.
Após isso, pergunte-se:
"Na hora que eu tenho essa emoção, ou comportamento, o que costumo dizer para mim mesmo?"
"Que imagens mentais costumo visualizar?".
A resposta a essas perguntas tornará explícita a crença.
E quando acontecer algo em sua vida, se pergunte:
"O que está vindo na minha mente?"
"O que estou falando para mim mesmo?"
"O que estou visualizando?".
As dificuldades sempre tem a ver com o perfeccionismo, e isso nos faz imaginar que as coisas podem dar erradas.
Saia da frequência:
"Eu não posso errar"
"Eu tenho que fazer tudo certo"
"Eu não tenho o direito de errar".
Ao invés disso, crie padrões do tipo:
"Eu sou capaz como os outros"
"Eu sou inteligente como os outros"
"Eu sei como os outros".
Como o padrão de nosso cérebro é reativo, você vai sair do papel de culpado para um papel de vencedor!
Na próxima semana, falaremos sobre a Aceitação!



MUDE A VIDA MUDANDO SUAS ATITUDES



Por exemplo, quando uma pessoa vê televisão ou sai para dar um passeio a pé, logo após uma discussão com alguém, está de fato usando uma forma de gestão do stress, de forma a conseguir voltar ao equilíbrio naturalmente. Esse tipo de resposta são estratégias para lidar com o stress. Dessa forma, lidamos com as pressões externas antes que essas se tornem realmente fatores de stress disfuncional na nossa vida.
Qualquer pessoa pode aprender estratégias de gestão de stress, tal como yoga, meditação. Você pode frequentar aulas, comprar livros ou cds e aprender técnicas muito simples de relaxamento que também serão abordadas aqui e podem ser praticadas em sua casa.
É importante notar que, apesar de todos nós experimentarmos uma ou outra forma de stress e lidarmos mais ou menos eficazmente com ele, o stress é na verdade uma condição da vida moderna. De fato, podemos funcionar sob pressão durante muito tempo, mas, se descobrir que estamos sofrendo de stress de uma forma regular e crônica, então, devemos procurar ajuda profissional de forma a que esse profissional possa informar apropriadamente sobre os tratamentos e formas de aliviar o stress.
Um programa típico de Gestão Inteligente do Stress irá incluir treinamento em áreas como: 
  • técnicas de relaxamento, 
  • comportamento assertivo, 
  • estilo de vida saudável, 
  • gestão do tempo e solução de problemas
E esses porgramas destinam-se tanto a treino em grupo como individual para:
  • definir o que é o stress ajudá-lo a compreender as causas do stress e como ele o afeta pessoalmente, informá-lo sobre técnicas e estratégias para combater o stress quando esse ocorre; 
  • assim como localizar os estímulos e prevení-los em primeira instância;
  • identificar os sintomas indicadores de stress antes que esse atinja o seu pico, em que, tal como com muitos problemas físicos e emocionais, a prevenção é melhor do que a cura.
No âmbito da terapia e práticas de grupo, ofereço a oportunidade de integrar um programa que compreenderá quatro sessões de 1h30, cuja dinâmica tem o objetivo de:
  • Ajudar a lidar com as pressões do dia a dia e a melhorar a sua capacidade de resposta às mesmas;
  • identificar as crenças, pensamentos e imagens interiores que podem intensificar as respostas de stress e substituir as mesmas por formas de pensar mais construtivas e realistas.
Os participantes deste grupo irão aprender formas de lidar eficazmente com o stress que se faz presente na sua vida diária de forma e que não seja criado um desequilíbrio entre os níveis de estímulo (indutores de stress) e resposta ao mesmo.
Será feita uma introdução básica ao relaxamento físico e mental, assim como abordadas diversas técnicas, tanto na teoria como na prática. Os grupos incluem demonstração, discussão, trabalho em grupo.
A forma de apresentação envolve ativamente os participantes e temos por objetivo tornar as sessões agradáveis, assim como úteis e informativas. A estrutura e conteúdo da ação poderá variar de acordo com as características e requisitos do grupo.
Encontrar a causa do seu stress e cuidar disso faz você economizar tempo, energia e dinheiro. E acredite, torna sua vida bem mais feliz.
Que tal experimentar cuidar disso nesse inicio do novo ano, e fazer dele um novo ciclo em sua vida, empresa e carreira, esse é meu maior objetivo
Para saber mais sobre esse programa entre em contato pelo fone (19) 3433-8024
ou pelo e-mail elainecuriacos@terra.com.br



NÃO DESISTA NUNCA, PERSISTA SEMPRE


Várias são as abordagens para auxiliar um relaxamento.
Todos trazem como instrução comum a antiga frase “Relaxe”.
Mas às vezes aconselhar a pessoa a relaxar pode gerar ainda mais tensão a ela. Muita gente nem chega a se dar conta de que seus músculos estão mais tensos ou relaxados. É uma questão de consciência.
Tomar consciência da tensão é o primeiro passo para fazer desaparecer essa tensão e chegar ao relaxamento.
Quando a tensão diminui, os músculos adquirem um estado mais relaxado; por outro lado, pode-se aumentar a tensão para chegar ao relaxamento, contraindo mais e mais os músculos até relaxar totalmente. Essa é uma técnica muito utilizada.
O relaxamento deve estar presente em todas as atividades do cotidiano.
Ao sentar, ficar em pé, assistir televisão, ler, dirigir, falar ao telefone, lavar louça ou deitar, podemos nos valer da respiração consciente e dirigida para conseguir um relaxamento em todas essas atividades.
Comece a fazê-los ainda hoje, sem criar ansiedade quanto aos seus resultados.
Você é que faz a diferença: se continua fazendo tudo igual ao que sempre fez, o resultado só pode ser o mesmo.
Mas se, ao contrário, você experimenta algo novo, o efeito dele na sua vida também será inédito e diferente. Que tal começar a experimentar?
Da minha parte, desejo a você toda a boa sorte nessas suas novas empreitadas!



CÉREBROS ENFERRUJADOS


De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

Nenhum comentário: